A Cigarra e a Formiga.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as diversas formas de se escrever um mesmo texto e como exemplo, foi passada a fábula da Cigarra e da formiga, de La Fontaine.
Com a interpretação dos alunos foi possível trabalharmos o contexto como um todo, o significado do “trabalho”, seja o da cigarra, como o da formiga. Destacamos a forma poética do texto, o uso de rimas, métricas, sons, a semelhança do texto com o tema, tudo isso, através de discussões orais. Trabalhou-se a fábula, as características nela contida, como o uso da figura de linguagem, prosopopéia ou personificação, metáfora, aliterações... A importância dos personagens nesse tipo de gênero, o tema atrativo aos leitores, as intenções do autor ao escrever esse texto, aonde ele quer chegar com a moral da história, a quem ele quer atingir e mais que isso, o aprendizado do leitor ao concluir o texto.
Os alunos chegaram a moral da história citando algumas falas: “O trabalho pra ser trabalho tem que ser prazeroso, seja ela qual for”, “Todos nós temos direitos e deveres, por isso, devemos sim, ter uma profissão, mas não podemos nos esquecer que a vida é curta e não só feita de trabalho, mas de lazer, principalmente com a família”, “É importante termos uma atividade diária, mas se não tivermos prazer na realização dessas, nada sairá perfeito”, “Precisamos respeitar o trabalho do outro e nunca desconcertá-los com palavras indesejáveis, pois não sabemos como será nosso dia seguinte”, “Assim como precisamos do trabalho e do lazer, também precisamos do outro para vivermos em harmonia na vida”.

3 comentários:

  1. OLÁ SENHORITA MARIA CLEUSA LEMBRA DE MIM SOU A KEIZA QUE A SENHORA DEU AULA O ANO PASSADO DE PROTUGUES. PRESTIGIU MUITO O SEU TRABALHO PELA NOSSA CIDADE E NOSSA ESCOLA POIS A SENHORA É UMA EXELENTE PROFESSORA!!!
    BJUS KEIZA

    ResponderExcluir
  2. Maria Cleusa,
    Sou sua parceira nessa missão de manter sempre brilhando o verniz da alma dos nossos alunos. Que não são a-lunos(sem luz), são jóias que você sempre está lustrando aqui e ali para deixar florescer o brilho que sabemos existir. Você é sempre atuante e incansável, irreverente e acolhedora. Beijos fraternos na educadora incansável e de entusiasmo imorredouro. Beijos da amiga
    Regina Martins

    ResponderExcluir