TEMA: Trabalho

Provérbio: O trabalho dignifica o homem.
Verbete. Trabalho

A sala se dividiu em grupos de 04 pessoas e foram distribuídas várias imagens que nos levassem ao entendimento sobre o que é trabalho. Os alunos fizeram uma leitura visual das imagens e refletiram sobre o que é ou não, trabalho. Houve discussões, pois uns achavam que o trabalho é aquele remunerado, outros concordaram, mas acrescentaram suas opiniões sobre o trabalho voluntário, outros acrescentaram o trabalho doméstico, outros, o lazer e assim chegamos à conclusão dos diversos modelos de trabalho encontrados em nosso cotidiano. Discutiu-se a valorização do trabalho, seja ele como for, e o respeito pela profissão, como, por exemplo, a vida dos meninos de rua, mulheres que trabalham em casas noturnas, catadores de papelões, enfim, as diversas profissões. Com a leitura do verbete Trabalho, trocamos exemplos de cada conceito. Os alunos citaram os trabalhos, dos quais acham honestos e desonestos, e qual a sua profissão futura. Muitos contaram sobre o sofrido serviço dos pais e acrescentaram que é o futuro do nosso país, por este motivo precisam salvar a educação para terem um futuro de qualidade e darem uma vida tranqüila para seus pais, já que os mesmos não tiveram a oportunidade de estudarem por causa do serviço/ responsabilidade que começou cedo.
Ao trabalhar o provérbio, os alunos abriram um debate, uns concordavam com o trabalho como liberdade de escolha, enquanto outros não. Essa reflexão mudou muito as opiniões, alguns passaram a ver o outro lado da situação e chegaram a conclusão que mesmo um trabalho honesto, este ainda, nos maltrata e nos envergonha, por isto, devemos sempre procurar o melhor, seja com estudo ou sem estudo. No mundo há lugares para todos e devemos, mesmo não concordando, respeitar o outro.
Fizemos uma relação de trabalho braçal, retrato de trabalho, lazeres, trabalhos domésticos, e até o trabalho dos animais relacionando-o como o nosso. Os alunos se empolgaram e se divertiram com a escolha dos colegas. A sala ficou em harmonia total, o que me deixou, como educadora, muito satisfeita.

4 comentários:

  1. Parabéns professora Hérica e meus queridos alunos também. Ótimo trabalho. Assim tive a oportunidade de conhecer mais carinhosamente a biografia da professora Hérica,admirável trabalho e pessoa.

    ResponderExcluir
  2. Eu quem agradeço pela oportunidade de tê-la como colega de trabalho e mais que isso, companheira pra todas as horas... Junto de você, Maria Cleusa, cresci muito profissionalmente e espero continuar progredindo sempre... Abraços com carinho.

    ResponderExcluir
  3. Juntas fazemos e continaremos a fazer a diferença, não é verdade? rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Com toda essa sabedoria você ainda vai muito longe....te adoro demais..'
    bye: Charles
    Seu aluno da 8ª série 2008
    Da Escola Municipal Ana de Castro Cançado..
    bjO'

    ResponderExcluir