AULA PRAZEROSA:COMPROMISSO COM A ORALIDADE E ESCRITA

Ama o diálogo?-Nutre-se dele! (Paulo Freire)



ÁREA: LÍNGUA PORTUGUESA

Coordenadora:Maria Cleusa Santos Lemes
Corpo Docente: Claudete Cruz Silva Souza
Hérica Alves Moreira
Hilza Andrade Silva Souza
Magna Aparecida Rodrigues Morais
Solani Luciene Ávilla Caetano

TEMA: Estilo.

TÍTULO: A diversidade de estilos na sociedade moderna, afinal o mundo é feito de diversidade.


OBJETIVO: Compreender a noção de estilo a partir da leitura de imagens.
Trabalhar os valores humanos, a etiqueta e a inclusão do estilo próprio.
Aceitar a diversidade de estilos na sociedade.
Estabelecer os diversos estilos de linguagem, de vestuário, de vida, musical e de leitura.

PROBLEMÁTICA: O comportamento e a etiqueta fazem a grande diferença, e quando não respeitados causam constrangimentos e desconfortos às pessoas. Para todo lugar há uma maneira adequada, um jeito de se vestir, de se comportar, de falar, de olhar, caso contrário, o efeito é a discriminação. Por outro lado, o que deve predominar no mundo é o respeito por gostos diferentes, estilos e estereótipos, sem preconceito, mas... desde que estejam adequados ao meio.


FUNDAMENTAÇÃO: Este projeto fundamenta-se no artigo “Sociedade Alternativa”, da estudante Priscila Aparecida, publicado em 07/11/2009 no site http://www.artigonal.com/noticias-e-sociedade-artigos/sociedade-alternativa-1430680.html, na música de Raul Seixas “Sociedade Alternativa”, retirado do site http://letras.terra.com.br/raul-seixas/48333/.
e na reportagem “Aluna é vítima de assédio em massa”, do Jornal “O Estado de SP”, onde vários repórteres trabalharam em prol dessa notícia, retirada do site http://blogdofavre.ig.com.br/2009/10/aluna-e-vitima-de-assedio-em-massa/.
e nos produtivos Volumes das Atividades de Apoio à Aprendizagem TP5, do Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar Gestar II.

METODOLOGIA: Abertura com os alunos: Qual o seu estilo? Para vocês, o que é ter estilos? Os alunos responderão as questões ressaltando os diferentes estilos que têm as pessoas que encontramos na sociedade em geral: nas ruas, nos shoppings, nos bailes, nas instituições de ensinos, dentre outros; seus modos diferenciados de se vestir, agir, pensar, comportar e suas preferências.
Os alunos receberam via xérox, a atual reportagem de discriminação de uma aluna numa Universidade, por estar com vestimentas inadequadas. A reportagem saiu no Jornal “Estado de SP”, com datas respectivas ao fato e vários repórteres trabalharam em cima do assunto. A leitura da notícia será feita pelos alunos em sala de aula. Em seguida discutiram sobre o assunto argumentando os prós e os contras. E, aproveitando o ensejo, foi apresentado a eles oralmente e teoricamente, o modelo de produção textual, "como argumentar".
Foi apresentada a leitura de cinco imagens com estilos variados de mulheres, onde os alunos observaram, criticaram, e respeitosamente, em parte, os estilos das pessoas, rotulando culturalmente, sendo capazes de indicarem a personalidade a partir da aparência.
A sala, divida em 05 grupos ou conforme alunos freqüentes, e cada grupo empenharam em descrever uma personagem. Sendo assim, trabalhar-se-á a narração descritiva.
As perguntas para melhor orientação ficaram na lousa, para que pudessem ler e acrescentar na atividade do grupo: -Como é a roupa de cada mulher? Como são os adereços utilizados? O que pode representar a ausência de adereços? É possível construir uma imagem sobre as pessoas, suas personalidades e comportamentos a partir de um estilo, aparência ou apresentação? Quais conceitos de estética (beleza) estão incorporados na apresentação de cada uma das mulheres?
Após a análise das cinco imagens, cada grupo comentará sobre a imagem, sendo debatida com os outros grupos. Poderá haver concórdia e/ou discórdia da descrição, mas o que manterá é a descrição do próprio grupo. Durante os debates, o educador mediador fará perguntas e argumentações, como: O que é possível acharmos nas entrelinhas? Como vocês acham que essa pessoa é vista na sociedade? Qual reação se deve ter no caso de não aceitação da sua aparência na sociedade? As pessoas respeitam ou lançam pedras antes de qualquer concretização de personalidade?
Juntamente com o educador mediador, os grupos reproduziram uma relação de estilos: de linguagem, de vestuário, de vida, musical e de leitura. Em seguida escolheram um estilo de linguagem, um de vestuário, um de vida, um musical e um de leitura para produzirem um comentário crítico, oral e escrito sobre a escolha de cada estilo.
distribimos aos alunos xérox do artigo publicado no site da Sociedade Alternativa pela estudante Priscila Aparecida. A discussão aprofundará ainda mais sobre a diversidade de gostos, etnias, estilos musicais, tendências da moda, entre outros.
Cada aluno apresentará aos colegas de sala de aula, o seu estilo próprio. Contará se já sofreu discriminação pelo modo de vestir, falar ou comportar. E se já discriminou alguém pelo estilo.
E para concluir as exposições, cantaram a música “Sociedade Alternativa”, de Raul Seixas, sendo entregue aos alunos,xerox da letra da música para acompanhar o áudio (CD).


CRONOGRAMA: Realizar-se-á no prazo de 02 (duas) a 03 (três) semanas consecutivas, com duração de dois horários aulas.

Área de Trabalho: Língua Portuguesa, Redação e Arte.

AVALIAÇÃO: A avaliação acontecerá no decorrer de cada atividade: na leitura, na interpretação oral, na participação, no entretenimento, nas produções de textos e suas apresentações. O aluno será avaliado todos os dias e em todos os momentos de sua interação com, e no grupo.

ANEXOS
Aluna é vítima de assédio em massa
Ela foi acuada em universidade em São Paulo por um grupo de estudantes por causa do vestido que usava
Ana Bizzotto – O Estado SP

VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Especialistas ouvidos pela reportagem disseram que, se tivesse ficado nua, a estudante poderia ter cometido crime de atentado ao pudor. “Mas nada justifica a reação exagerada. Isso retrata violência de gênero, culpar a mulher pela agressão”, afirma a coordenadora executiva da ONG Rede Mulher de Educação, Vera Vieira.
De acordo com Charles Martins, assessor de educação da ONG Plan Brasil, que estuda a violência nas escolas do país, “ainda que a estudante tenha quebrado padrões de conduta, não pode ser aceitável a agressão como resposta”.
O episódio motivou a criação de fóruns na internet. Entre comentários, pessoas dizem que a aluna foi vítima de intolerância.
Alunos relataram ainda que no início do ano uma outra confusão aconteceu no mesmo câmpus. Uma aluna teria sido agredida por não ter aceitado participar de um protesto contra a mudança na avaliação da universidade.
”Linchamento” da estudante reflete problemas sociais
Fernanda Aranda – O Estado SP
O “linchamento moral” sofrido pela estudante da Uniban reflete dois problemas sociais, avaliam especialistas. O primeiro é o machismo que justifica a agressão contra a mulher por uma suposta falha. O outro é a invasão da violência nas instituições de ensino.
“O episódio pode mostrar a bagagem que estes alunos trazem da fase escolar”, acredita Charles Martins, assessor de educação da Plan, entidade internacional que trabalha contra violência nas escolas. “Toda forma de violência tem histórico e o nosso mostra que a quebra de valores começa na escola.”
A coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Eloísa de Lasis, também afirma que o caso da Uniban não pode ser encarado de forma isolada. “Enxergar e debater o ocorrido como um sintoma social pode nos ajudar a entender como um espaço de ensino se torna um espaço de violência”, conclui.

”Fiquei muito assustada, chorei, entrei em desespero”
Entrevista – Estudante, de 20 anos, do 1.º ano do curso de Turismo da Uniban
Afra Balazina – O Estado SP

O que aconteceu?
Eu estava com um vestido curto, que já havia usado outras vezes na aula. Sempre recebi elogios, nunca nada ofensivo. Quando estava na rampa e vi o pessoal assobiando e elogiando, fiquei com vergonha. Depois, quando fui ao banheiro, começou o tumulto. Cada vez chegava mais gente. Ameaçaram invadir a sala, chutaram a porta, quebraram a maçaneta. Tentaram passar a mão em mim, tiraram fotos e ficaram gritando que iam me pegar.
Como você se sentiu?
Fiquei muito assustada, chorei, entrei em desespero. Eles estavam possuídos. Fui ofendida por gente que nem me conhece e por meninas que moram perto de mim.
O que você pretende fazer agora?
Não estou indo à aula por medo, mas quero voltar – e de cabeça erguida. Quero ouvir o que a faculdade tem a dizer, porque eles não pensaram em nos proteger. Dependendo do que eles disserem, eu vou processá-los, sim.
Tags: assédio sexual, Gênero, machismo, Mulher, sexismo, Uniban, violência

Letra da Música:
Sociedade Alternativa
Raul Seixas
Composição: Paulo Coelho / Raul Seixas

Viva! Viva!
Viva A Sociedade Alternativa
(Viva! Viva!)
Viva! Viva!
Viva A Sociedade Alternativa
(Viva O Novo Eon!)
Viva!Viva!
Viva A Sociedade Alternativa
(Viva! Viva! Viva!)
Viva! Viva!
Viva A Sociedade Alternativa...
Se eu quero e você quer
Tomar banho de chapéu
Ou esperar Papai Noel
Ou discutir Carlos Gardel
Então vá!
Faz o que tu queres
Pois é tudo
Da Lei! Da Lei!
Viva! Viva!
Viva A Sociedade Alternativa...
"-Faz o que tu queres
Há de ser tudo da Lei"
Viva! Viva!
Viva A Sociedade Alternativa
"-Todo homem, toda mulher
É uma estrêla"
Viva! Viva!
Viva A Sociedade Alternativa
(Viva! Viva!)
Viva! Viva!
Viva A Sociedade Alternativa
Han!...
Mas se eu quero e você quer
Tomar banho de chapéu
Ou discutir Carlos Gardel
Ou esperar Papai Noel
Então vá!
Faz o que tu queres
Pois é tudo
Da Lei! Da Lei!
Viva! Viva!
Viva A Sociedade Alternativa
Viva! Viva!
Viva A Sociedade Alternativa...
"-O número 666
Chama-se Aleister Crowley"
Viva! Viva!
Viva! A Sociedade Alternativa
"-Faz o que tu queres
Há de ser tudo da lei"
Viva! Viva!
Viva! A Sociedade Alternativa
"-A Lei de Thelema"
Viva! Viva!
Viva A Sociedade Alternativa"
-A Lei do forte
Essa é a nossa lei
E a alegria do mundo"
Viva! Viva!
Viva A Sociedade Alternativa
(Viva! Viva! Viva!)...

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