MEMORIAL

Autor Felipe abraçado com a professora e seus colegas. 5ª série Centauro. Escola Ana de Castro. Delta-MG
ESCREVA UM TEXTO NARRATIVO EM FORMA DE MEMORIAL RELATANDO SUAS EXPERIÊNCIAS COM A LEITURA E ESCRITA

Meu primeiro contato com a escola foi muito difícil. Eu tinha medo de ficar longe de minha mãe, porque eu estava sozinho com um monte de pessoas desconhecidas. Deu vontade chorar e chorei muito, no meio de tanta gente num lugar só. Chorei mais ainda, quando minha mãe disse que ia beber água e não voltou. Passei horas chorando. Assim foi o meu primeiro dia de aula.
Quanto a minha alfabetização foi fácil, pois com cinco anos de idade, já sabia ler e escrever, pois prestava muita atenção a aula e nas explicações da professora. A concepção de leitura era feita através de decoreba, repetição. Não tinha interpretação de palavras, de texto e, isso dificultava o aprendizado. A preocupação em ensinar o código alfabético não era tão presente quanto o objetivo de desenvolver a compreensão da leitura.
Eu tive acesso a muitos livros, inclusive guardo alguns até hoje e já enjoei de ler, mas como eles são bons, de vez em quando dou uma olhadinha. Minha mãe lia histórias para mim todos os dias à noite na hora de eu dormir e eu incorporava o personagem da história.
Gosto de ler! Recordo-me de ter lido Crepúsculo, Borboleta Azul, Apostando a Vida, mas esqueci os autores. Na escola, atualmente lemos livros, contos de fadas, poesias, dicionários, propagandas, tiras, bulas de remédios, cartuns e muitos outros tipos de leituras. Para isso contamos com a biblioteca da escola e do município.
Quando perguntam para quem se escreve podemos afirmar que se escreve para o leitor que diante do texto expressa sua opinião. Com a escrita nascem os livros, os contos, parlendas, histórias de vidas que encantam pessoas de todas as idades. Com isso escreve-se para dar informações, mexer com os sentimentos dos leitores e para fazer atividades.
Escreve-se também em momentos de tristezas, de alegrias e aventuras. Sobre as condições, ah! São simples. Basta gostar de ler para escrever e ter um lápis, caneta e soltar a imaginação. Nem precisa de muito esforço, basta observar a nossa professora de Língua Portuguesa.

Felipe
5ª série Centauro
Profª Maria Cleusa

Um comentário:

  1. Parabéns, Maria Cleusa... Seu esforço e capacidade nos dá força e esperança para fazer da nossa Educação uma EDUCAÇÃO de qualidade... Abraços... Hérica

    ResponderExcluir