UM POUCO DE PROSA

Meu nome é PROFESSORA.
Pseudônimo: Maria Cleusa.

As pessoas são anjos, que Deu enviou a terra
para torná-la humana. (Professora)


Tive a graça de poder coordenar as atividades do Gestar II, PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR em Delta-MG. Como apresenta o nosso blog, “A EDUCAÇÃO É O VERNIZ DA ALMA”, não nos ocupamos de uma matéria prima qualquer, mas sim, de materiais fortes que viessem sustentar nossos sonhos e os sonhos de nossas crianças e toda sociedade, como diz um aluno; - descobrimos que não somos tão pobres assim..., ao pesquisar as características do verdadeiro sertão.
Isso nos mostra a seriedade do trabalho de os cursistas, o empenho para fazer a ponte da verdadeira transgressão e mudança. Sabemos que a caminhada não foi fácil. O cansaço muitas vezes solicitara desistência. Nossos olhos pendiam, fechavam sem nenhum esforço, sem querer dormia. Éramos muitos soldados. O cansaço ou falta de sonho os fizeram desistir com o primeiro suor. Não estávamos em uma estrada ou direção qualquer. Ao longe grita Drummond: - Vamos descobrir o Brasil escondido atrás das matas! Percebemos então, que os engenheiros, maquinistas e peões somos nós mesmos e ao mesmo tempo. Com braço forte coloquemos ao longo dos trilhos, os dormentes de cimento, para o trem de inúmeros vagões carregados de crianças, de todos os gostos, alegres, tristes, órfãs de pais vivos, doentes, famintos, sem teto, sem sonho.
Então o trem é real. O coração pulsa, a face alegra-se, os olhos abrem, os braços estendem para o abraço, porque diante desse soldado que carrega a bandeira da harmonia e do saber está os mastros da essência da condição humana, o zelo para com nossa espécie, que só brilhará pelo verniz que lhes forem atribuídos.

NOTA:
No último vagão em uma mesa continuam três TPs do Gestar II, nº 1, 2, e 6 para que os soldados continuem sua batalha de esclarecimento no próximo ano de 2010. E assim, esperamos que juntem mais voluntários, nutridos de sonhos, para que nossos meninos e meninas viagem em trens mais confortáveis e esperançosos de um novo amanhã.

3 comentários:

  1. maria cleusa sou eu guilherme eu gostei muito da sua aula eu adoro vc como professoura thau beijao

    ResponderExcluir
  2. Grande professora, admirável profissional, detentora de sábias palavras. São professoras como vc que fazem o diferencial na educação, comunidade e a ca aluno q tiver a oportunidade de construir com vc o conhecimento. BJks Andreza cristina gomes- Professora escola olavo

    ResponderExcluir
  3. Professora se tiver algo sobre quem foi olavo de oliveira ferreira, a historia, m mande p mim. email- dede-cristina.silva@hotmail.com. andreza

    ResponderExcluir