Projeto Final- Gestar II

PROJETO: CONTOS DE FADAS NA ADOLESCÊNCIA

PÚBLICO ALVO – 5º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

APRESENTAÇÃO

No mundo atual, principalmente os jovens precisam ser protagonistas para enfrentar uma sociedade informatizada, onde os sentimentos humanos estão adormecidos, havendo uma necessidade do “Acordar” de um sono profundo, visando vislumbrar um horizonte de construção dos valores morais e éticos para viver uma realidade, onde ele seja o autor e protagonista de sua própria história.

JUSTIFICATIVA

Os contos estão envolvidos num maravilhoso mundo das crianças e partem de uma situação real e concreta para proporcionar emoções e vivencias significativas. Neste gênero (contos) aparecem seres encantadores e elementos mágicos pertencentes ao mundo imaginário, que todas as crianças se encantam.
Por meio da linguagem simbólica dos contos, a criança vem construir uma ponte de significação do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.
Hoje, o jovem tem uma necessidade de resgatar sua infância, suas vivências possibilitando a eles um resgate ao mundo maravilhoso dos contos de fada, mundo esse que toda criança sonha.

OBJETIVOS CONCEITUAIS

- Identificar personagens de contos de fadas, como: magos, fadas, duendes, anões, gigantes, etc.;
- Identificar os contos pela linguagem típica dos mesmos;
- Identificar as marcas temporais presentes nos contos;
- Identificar letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens.


OBJETIVOS PROCEDIMENTAIS

- Ampliar as possibilidades de movimentos;
- Expressar-se por meio de desenhos, pinturas e colagens;
- Desenvolver a linguagem oral;
- Ler, ainda que de forma não convencional;
- Dramatizar histórias, por meio de expressões orais e dança;
- Descrever cenários e personagens;
- Identificar soluções de conflitos presentes nos contos;
- Identificar títulos de histórias conhecidas;
- Continuar histórias a partir de um determinado ponto;
- Produzir e dramatizar textos.


OBJETIVOS ATITUDINAIS

- Possibilitar um instrumento onde os alunos coloquem suas emoções e necessidades;
- Sistematizar situações/ problema, a partir de contos para reflexão dos alunos, criando alternativas de acordo com seus pensamentos;
- Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas do mundo real;
- Resgatar a importância do “contar histórias”, no contexto familiar;
- Valorizar o conto (popular e de fadas) como parte da tradição dos povos;
- Aprender valores;
- Desenvolver o senso crítico e a criatividade.


METAS

- Desenvolver noções de valores e incentivar a leitura.


METODOLOGIA

1 – Leitura de contos de fadas e histórias infantis;
Criar situações de fantasias e encantamento;
Transportar a imaginação para o reino maravilhoso;
Trabalhar as emoções que as histórias transmitem;
Conhecer elementos mágicos: fadas, magos, duendes, anões, gigantes, bruxas, etc.
Resgatar a importância que os contos populares e de fadas exercem sobre as crianças;
Conto das histórias com o tapete de histórias e participação dos alunos;
Reprodução de histórias ouvidas com fantoches, levando em consideração as seqüências temporais;
Dramatização de histórias conhecidas, onde os alunos sejam as personagens;
Apreciação da leitura feita pela professora;
Identificação de valores encontrados nas personagens das histórias.


ATIVIDADES PREVISTAS

As atividades estão previstas para o início do ano letivo de 2.010. Durante o 1º Bimestre.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

De acordo com a nossa realidade, os jovens lidam com emoções primarias que proporcionam sentimentos extremos agradáveis e desagradáveis, muitas vezes sentindo-se inseguros, com medo de atuar em um mundo que descobre dia-a-dia.
Os alunos encontram-se na faixa etária de 11 a 14 anos, pertencentes a uma classe social baixa, e os contos de fadas vão lidar com situações extremas, maniqueístas dando esperanças que “as pessoas podem viver felizes para sempre” e que a bruxa má que representa seus medos pode simplesmente ser queimada.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

JACOT E WILHELM. Os irmãos Grimm.

PERRAULT, Charles. Contos para a criança.

UNIDADES ENVOLVIDAS

E.M. Ana de Castro Cansado
E.M. Olavo Oliveira Ferreira

AVALIAÇÃO

Ocorrerá durante todo o projeto.
CULMINÂNCIA

Apresentação teatral das histórias desenvolvidas no projeto.


RESPONSÁVEIS PELA ELABORAÇÃO DO PROJETO

Claudete Cruz Silva Souza
Hérica Alves Moreira
Hilza Andrade Silva Souza
Magna Aparecida Rodrigues Morais
Maria Cleusa Santos Lemes
Solani Luciene Ávilla Caetano








Nenhum comentário:

Postar um comentário