O Gestar II como Programa de Formação Continuada em Serviço

O que você espera do Gestar II como um Programa de Formação Continuada em Serviço?
Espero ampliar a visão do professor, para que aconteça a interação da teoria e prática, para facilitar a busca e a construção do conhecimento tão desejado aos alunos em sala de aula.

Em que ele pode ajudar na sua formação como educador?
Como educador, o Gestar II abre caminhos para a escolha de textos a ser trabalhados. Oferece fontes teoricamente sustentadoras e, mudanças da prática pedagógica de como ensinar e aprender para o professor e aluno.

Elabore perguntas com as dúvidas que você tem sobre o programa.
Não há dúvidas, o Gestar II é um programa empreendedor.

A Proposta Pedagógica do Gestar II

O que é, para você, processo ensino-aprendizagem?
O processo ensino-aprendizagem é o elo entre o professor e o aluno. O professor só ensina porque aprende com o outro, suas necessidades, suas experiências, crenças e valores, então esse processo é interação, é cíclico.

A partir desta concepção de processo ensino-aprendizagem, qual é o papel do professor em sala de aula?
O papel do professor em sala de aula é ser mediador do conhecimento, contemplando, assim, uma prática pautada pelas ZDPs, e respeito às múltiplas inteligências.
A Implementação do Gestar II
Como você imagina que se realizará, na prática, o Gestar II?
Trabalhar o cotidiano da criança de forma contextualizada, entendendo o aluno com suas necessidades, dificuldades, desafios, medos e receios... E não, o que queremos impor.

Quem você considera que possam ser os participantes do Gestar II na escola?
Todos aqueles que estão à frente da escola como: educadores, supervisores, orientadores, diretores, pais, que querem e sonham realmente com uma educação de qualidade
Como você imagina a participação deles nos Gestar II?
Valorizando o trabalho do professor com a participação na realização das atividades, dando apoio moral e ético, entusiasmo, envolvimento.

Em que sentido o Gestar II pode promover mudanças no trabalho dos membros da comunidade escolar e como isso contribuiria para o processo de ensino-aprendizagem e para o desempenho dos alunos?
O apoio e o entusiasmo dado aos alunos pelos professores, pais e o investimento com materiais para a produção de oficinas, oferecidos principalmente, pelos coordenadores e Departamento de Educação, sem dúvida, teríamos maior desempenho dos alunos.

Em relação à implementação do Gestar II em sua escola, que pontos de facilidade e de dificuldade você salientaria?
Facilidade: Material do Gestar II é excelente, (Teoria e Prática)
Houve desempenho dos alunos com as novas propostas, atividades, novas formas de ensinar e aprender, pois fugiu da rotina.
Dificuldades: Tempo muito corrido. Todos professores tem dobra, gerando assim, muito cansaço e desistência.

Agora, proponha estratégias para lidar com as situações levantadas anteriormente.
Maior envolvimento da equipe pedagógica da escola, a disponibilização de recursos como múltimeios (data show, máquinas fotográficas, SDs para os professores cursistas, material (Xerox) para trabalhar nas oficinas. Um coordenador geral só para o Gestar, dentro das escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário